Menu Interno


Marfrig Investe no Transporte Multimodal


A mudança na logística de exportação dos produtos trouxe mais segurança, permitiu a redução de 62% de emissão de CO2 e uma economia de R$ 2,3 milhões

São Paulo, 28 de outubro de 2019 - A Marfrig Global Foods, uma das companhias líderes globais em carne bovina, por meio de sua Operação América do Sul, está investindo no transporte por ferrovia, em parceria com a Brado, referência em inteligência na logística de contêineres. A iniciativa permitiu à companhia contribuir com a diminuição da exposição ao risco de acidentes nas rodovias brasileiras, diminuição de R$ 2,3 milhões nos custos e a redução de 62% na emissão de CO2, isso corresponde a menos 1.000 caminhões rodando nas estradas até o final de 2019.

Na prática, isso significa que, nesta primeira etapa, os produtos destinados à exportação com origem nas unidades de Tangará da Serra, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, no estado do Mato Grosso, Mineiros, em Goiás, e Ji Paraná e Chupinguaia, em Rondônia, são transportados para o porto por meio da ferrovia. “Nosso objetivo é ainda este ano ampliar este meio de transporte para atender as unidades de Bataguassu, em Mato Grosso do Sul, e Promissão, no estado de São Paulo”, diz Luciano Alves, diretor de logística da companhia. A iniciativa vai ao encontro aos pilares de negócios da Marfrig, que estão baseados no respeito ao meio ambiente e ao bem-estar animal.

Especialista em logística multimodal, a Brado consegue entregar um transporte sustentável para as necessidades de uma companhia como a Marfrig. Na multimodalidade, o caminhão faz as First and Last Miles, transportes de distâncias curtas (geralmente até 200 quilômetros) entre a unidade do cliente e o terminal ferroviário. Um trem formado por 100 vagões é capaz de transportar o mesmo que 357 caminhões bitrem. Com um galão de combustível, o trem roda 374 km enquanto um caminhão percorre apenas 109 km. Além disso, a vida útil de um trem é de aproximadamente 30 anos. A de um caminhão, 10 anos. Todos esses dados estão presentes no Relatório de Sustentabilidade da Rumo de 2017, tendo como base estudos do Instituto Ethos.

SOBRE A BRADO
A Brado é referência nacional em serviços de logística multimodal. Possui estrutura própria composta por 16 locomotivas, mais de 3 mil contêineres e 2,4 mil vagões, equipamentos, armazéns e terminais. Seu leque de serviços especializados e customizados envolve diversos produtos e clientes em três segmentos: reefer (com refrigeração para perecíveis), dry (cargas em geral) e isotank (líquidos). A Companhia está presente nas cidades de Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Santos (SP), Cubatão (SP), Bauru (SP), Araraquara (SP), Sumaré (SP), Cambé (PR), Cascavel (PR), Guarapuava (PR), Ponta Grossa (PR) e Paranaguá (PR).



Voltar