Menu Interno


Pelo sexto ano consecutivo, auditoria atesta a conformidade da Marfrig com as práticas de preservação da Amazônia


Auditoria realizada pela norueguesa DNV-GL avaliou e testou processos de compra de gado da companhia nas regiões que compreendem o bioma amazônico

São Paulo, 07 de novembro de 2018 – A consultoria internacional independente DNV-GL, especializada em análise de riscos empresariais e ambientais, elaborou um relatório que atesta a conformidade da Marfrig Global Foods com o Compromisso Público da Pecuária na Amazônia. O documento tem o objetivo de verificar as práticas aplicadas no combate ao desmatamento da floresta amazônica, a violência contra os povos indígenas e o uso de mão-de-obra análoga à escrava na região do Bioma Amazônia, que compreende os estados do Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima e partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
 
A auditoria da DNV-GL avaliou as compras de animais feitas entre 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2017. Pelo sexto ano consecutivo, foi atestado que a Marfrig está em conformidade com o compromisso assumido em 2009. “A preservação do Bioma Amazônia é uma de nossas prioridades na área de sustentabilidade ambiental”, diz Eduardo Miron, CEO da Marfrig Global Foods. “Fomos a primeira companhia do setor a firmar o acordo com o Greenpeace e, mesmo após a ONG ter descontinuado o Compromisso Público da Pecuária em 2017, a Marfrig manteve as boas práticas de sustentabilidade e reforçou o combate ao desmatamento do Bioma Amazônia”.
 

A auditoria

A auditoria independente foi realizada em três etapas. A primeira delas avaliou o sistema de compra de gado e de bloqueio de fornecedores situados nas regiões do Bioma Amazônia que não cumprem os critérios socioambientais assumidos pela Marfrig. Foram realizados testes que simulavam a compra de animais de fornecedores que possuem restrições no Ibama ou no Ministério do Trabalho e Emprego. As simulações comprovaram que todas as unidades da Marfrig seguem a política de não adquirir gado de fazendas incluídas em áreas embargadas pelas autarquias.
 
Na segunda etapa, foram verificadas a qualidade e eficácia do sistema de geomonitoramento utilizado pela companhia, com testes, análises geoespaciais e apresentação de todos os processos para a obtenção dos dados.  Na terceira e última fase, a DNV-GL checou a regularização ambiental e fundiária da cadeia de fornecedores. Ficou comprovado que todos estão em situação regular, consequentemente não infringindo nenhum dos critérios socioambientais assumidos pela Marfrig para sua cadeia de fornecimento de animais.  
 
“Desde 2012, a Marfrig é a única empresa a ter 100% de conformidade em todas as auditorias referentes ao Compromisso Público da Pecuária na Amazônia”, afirma Miron.  Esse resultado reflete nosso empenho com as melhores práticas ambientais.”
 

Sobre a DNV-GL

A DNV-GL é uma fundação independente com o objetivo de salvaguardar a vida, a propriedade e o meio ambiente. Fundada em 1864, é líder de mercado em serviços de certificação e avaliação independente, com uma reputação global por excelência. A experiência consolidada e a competência na área de gerenciamento de riscos fazem da DNV-GL um dos poucos órgãos de certificação e asseguração que podem oferecer uma gama completa de serviços, em todos os setores da economia. Com uma rede de 300 escritórios espalhados em mais de 100 países, os seus 14.000 funcionários trabalham em locais estratégicos da Europa, Ásia, Austrália e Américas. No Brasil, a DNV-GL opera há mais de 35 anos e a principal competência da DNV-GL é o gerenciamento de riscos para então transformá-los em oportunidades para as organizações.
 

Acesse o relatório completo

Avaliação ao Atendimento do Compromisso Público da Pecuária na Amazônia



Voltar