Menu Interno


Gaúchos serão primeiros a conhecer cortes Marfrig certificadas pela Alianza del Pastizal


Selo incentiva pecuária sustentável em propriedades que conservam os campos nativos do bioma Pampa. Cortes estarão disponíveis em lojas Carrefour de Porto Alegre.

São Paulo, 18 de maio de 2016 – A Marfrig Global Foods, terceira maior empresa de carne bovina do mundo, reconhecida internacionalmente pelo fomento à pecuária sustentável, lança este mês, em parceria com o Carrefour, produtos que ajudarão a valorizar e conservar os campos nativos da região sul do Estado. Com um selo concedido pela Alianza del Pastizal, programa de fomento à pecuária sustentável com atuação no Pampa Gaúcho e vastas áreas de Uruguai, Argentina e Paraguai, a nova linha tem o objetivo de oferecer ao consumidor uma carne de qualidade capaz de fomentar a conservação dos ambientes naturais dessas regiões.

Inicialmente, os vinte cortes com a certificação da Alianza del Pastizal serão disponibilizados somente ao público gaúcho, em hipermercados Carrefour de Porto Alegre. A ideia é que, com o selo, os consumidores identifiquem e selecionem cortes produzidos de maneira alinhada à conservação de importantes superfícies de campos naturais onde vivem espécies típicas de plantas e animais ameaçadas de extinção. Além disso, os consumidores levarão para casa cortes de carnes que se diferenciam pela maciez e sabor, resultado do rigoroso processo produtivo adotado.

A escolha do público gaúcho para o lançamento dos produtos reflete não somente a proximidade com as áreas produtoras, mas, sobretudo, a sofisticação do consumidor de carnes premium do Estado. “Certificações como a da Alianza del Pastizal dão ao consumidor a certeza de estar comprando um produto de origem responsável”, explica Mathias Almeida, Gerente de Sustentabilidade da Marfrig. “A carne do Rio Grande do Sul é diferenciada pela alta qualidade, que, agregada a atributos de sustentabilidade, atende o grau de exigência do público gaúcho em relação não apenas às características gastronômicas do produto, mas, principalmente, à seriedade e compromisso com seu processo produtivo”, acrescenta.

A visão é compartilhada pelo Carrefour. “A parceria segue rígidos critérios de controle social e ambiental, que estão alinhados ao compromisso global do Carrefour pelo desmatamento zero até 2020. A certificação Alianza del Pastizal, além de ter uma importante atuação na preservação dos campos nativos da região, respeita a produção agropecuária sustentável e a biodiversidade”, explica Paulo Pianez, Diretor de Sustentabilidade do Carrefour.

A Alianza del Pastizal foi estabelecida em 2006 pela organização inglesa BirdLife International, conjuntamente com seus respectivos representantes no Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil, neste último em parceria com a SAVE Brasil. “Ao associar a produção agropecuária à conservação da biodiversidade, a Alianza del Pastizal firma uma estratégia capaz de promover o desenvolvimento social, o crescimento econômico e a conservação da natureza, por meio da manutenção da biodiversidade e redução da emissão de gases de efeito estufa”, afirma o Coordenador da Alianza del Pastizal no Brasil, o Engenheiro Agrônomo Marcelo Fett Pinto. De acordo com ele, tais resultados serão alcançados com a adoção de boas práticas de manejo e a conservação dos recursos hídricos, e contribuirão para valorizar a identidade cultural do gaúcho.

Atualmente, nos quatro países de atuação, diversas organizações compartilham a visão da Alianza del Pastizal, entre indústrias, sindicatos rurais, instituições de pesquisa, universidades e associações de produtores rurais. “Para a Marfrig esta é uma oportunidade de promover um produto com garantia de origem, que valoriza o trabalho e a tradição do Pampa, incentivando boas práticas de conservação da biodiversidade deste bioma tão importante no Brasil e apenas existente no Estado do Rio Grande do Sul”, diz Mathias.

"Dentro da estratégia de sustentabilidade da Marfrig, o selo Alianza del Pastizal está de acordo com o nosso compromisso com práticas sustentáveis de produção e também com a qualidade do produto final que, neste caso, possui os níveis Omega 3 desejáveis para a carne bovina", destaca.  O selo é concedido por meio de um processo de avaliação e certificação dos processos produtivos nas propriedades rurais membros da Alianza del Pastizal, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Cerificação de Carnes del Pastizal (CCCP).

Apenas no Rio Grande do Sul, 110 propriedades já fazem parte do programa – o equivalente a uma área total de 120 mil hectares (80 mil hectares de campos nativos). Considerando os quatro países que fazem parte do programa, são aproximadamente 400 propriedades.

Além de possuir quase 3 mil espécies de plantas, ainda sem qualquer estudo sobre suas propriedades farmacológicas, o Pampa é o hábitat de mais de 500 espécies de aves silvestres, das quais 15 estão globalmente ameaçadas de extinção. Entre elas encontram-se espécies de aves migratórias que fazem sua travessia, anualmente, desde as pradarias norte-americanas até os pampas da América do Sul.



Voltar