Menu Interno


Alianza del Pastizal e Marfrig Lançam Selo para Valorizar a Carne Produzida em Propriedades que conservam os Campos Nativos do Bioma Pampa


Será lançado durante a 38º EXPOINTER em Esteio (RS) um selo inédito que valoriza a carne produzida em propriedades rurais que conservam áreas de campos nativos do Bioma Pampa. O selo é uma iniciativa da Alianza del Pastizal em parceria com a Marfrig e tem o objetivo de oferecer ao consumidor um produto que reúne qualidade com a conservação de áreas naturais do Pampa.

A Alianza del Pastizal foi estabelecida em 2006 pela organização BirdLife International e SAVE Brasil, conjuntamente com os correspondentes sócios desta organização inglesa nos outros países (Argentina, Uruguai e Paraguai), que também integram o programa.  Com o objetivo de associar a produção agropecuária com a conservação da biodiversidade, a Alianza del Pastizal trabalha diretamente com os produtores rurais no Rio Grande do Sul na busca de estratégias articuladas com os diversos setores governamentais e não-governamentais, desenvolvendo linhas de ação para valorizar estes diferenciados sistemas de produção, e, conjuntamente, promover o desenvolvimento social, o crescimento econômico e a conservação da natureza, junto com seus bens e serviços ambientais como manutenção da biodiversidade,  redução de efeito estufa, conservação de recursos hídricos e manutenção da identidade cultural do gaúcho.

Atualmente, nos quatro países de atuação, diversas organizações compartilham a visão da Alianza del Pastizal, entre indústrias, sindicatos rurais, instituições de pesquisa, universidades e associações de produtores rurais.“Para a Marfrig esta é uma oportunidade de promover um produto com garantia de origem, que valoriza o trabalho e a tradição do Pampa, assim como incentiva boas práticas de conservação da biodiversidade deste bioma tão importante no Brasil”, afirma Mathias Almeida, Gerente de Sustentabilidade da Marfrig. 

O selo da carne da Alianza del Pastizal permitirá aos consumidores identificar e selecionar uma carne produzida de forma alinhada a conservação do meio ambiente, que preserva importantes superfícies de campos nativos, vegetação original e predominante dos Pampas Sulamericanos. "Dentro da estratégia de sustentabilidade da Marfrig, o selo Alianza del Pastizal está de acordo com o nosso compromisso com práticas sustentáveis de produção e também com a qualidade do produto final que, neste caso, é comprovadamente superior pelos níveis de Omega 3 presentes na carne", destaca Mathias Almeida, Gerente de Sustentabilidade da Marfrig.  O selo é concedido por meio de um processo de avaliação e certificação dos processos produtivos nas propriedades rurais membros da Alianza del Pastizal seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Cerificação de Carnes del Pastizal (CCCP).

Apenas no Rio Grande do Sul 110 propriedades já fazem parte do programa, o equivalente a uma área total de 120 mil hectares (80 mil hectares de campos nativos). Considerando os quatro países que fazem parte do programa, são mais de 300 propriedades.

O lançamento do selo ocorrerá as 11h do dia 31 de agosto, no Auditório da Farsul.  Durante o evento haverá uma degustação da carne produzida em propriedades certificadas pela Alianza del Pastizal e uma apresentação sobre a atuação desta instituição no Rio Grande do Sul e nos outros três países que compartilham o Bioma Pampa.

 



Voltar