Menu Interno


Marfrig Global Foods anuncia programa de melhoramento genético de bovinos


Marfrig+ tem como finalidade aumentar a eficiência e a produtividade da bovinocultura de corte

São Paulo, 19 de novembro de 2014 - A Marfrig Global Foods - uma das maiores empresas globais de alimentos - lança o Programa Marfrig+, primeira iniciativa a utilizar embriões sexados de alta qualidade genética. O programa foi criado em parceria com a empresa In Vitro Brasil, com o objetivo de incrementar a produção. A proposta é produzir animais com características superiores de desempenho, tanto em termos de quantidade quanto de qualidade da carne produzida. Esse sistema era usado no Brasil em pequena escala para a produção de gado de elite e reprodutores. Agora, a Marfrig leva a tecnologia a um custo viável para a escala industrial.

A partir da coleta de óvulos de vacas TOP e sêmen sexado de touros TOP, para dar precocidade, alta conversão alimentar, acabamento, sabor e qualidade à carne são produzidos, por meio de fertilização in vitro (FIV), embriões com características superiores. A utilização da técnica possibilita a produção acelerada do rebanho, já que as crias nascem com 100% dos genes de alta qualidade e em larga escala.

A primeira fase do Programa Marfrig+ teve início com a participação de pecuaristas parceiros dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em conjunto com a Jacarezinho e FSL Angus Itu e pretende chegar ao fim deste ano com 20 mil fêmeas prenhes confirmadas. Já no início teve uma demanda muito maior que a oferta, garantindo o segundo ano do programa, e conta com o apoio das principais instituições de raça do país: ABCZ, Nelore e Associação Brasileira de Angus.

Para 2015 a expectativa é que se alcance a marca de 300 mil vacas, em 2016, 600 mil e em 2017, 1 milhão de vacas oriundas do programa. Com o Marfrig+, após o desmame, os bezerros terão seu peso aumentado, reduzindo a recria consideravelmente e passando ao abate, cuja média atual é de 30 para média de 16 meses, beneficiando assim toda a cadeia produtiva.

Esse novo projeto de embrião, juntamente ao Programa Fomento Angus Marfrig, é um passo muito importante para a pecuária brasileira, que utiliza a genética de ponta, melhorando o desempenho do rebanho e a remuneração dos pecuaristas, tornando esta atividade ainda mais eficiente.
 
Com a finalidade de aumentar a eficiência e a produtividade da bovinocultura de corte brasileira, o Programa Marfrig+ contribui para a redução do ciclo de produção e para a obtenção de uma carcaça mais uniforme.

O programa Marfrig+ contará com comitê técnico formado pela Marfrig, pesquisadores renomados, clientes nacionais e internacionais, criadores e terminadores de gado e associações de criadores, agregando mapeamento genético, tecnologia, eficácia e transparência ao processo, que será acompanhado por empresas independentes, que mapearão os KPIs de cada um, com o objetivo de buscar a excelência para a produção de ponta a ponta na cadeia produtiva.



Voltar