Menu Interno


Brasil domina o mercado russo


O recente embargo russo a frigoríficos exportadores, entre eles três brasileiros (dois da JBS e um da Seara Alimentos), não impediu que o Brasil se tornasse em 2010 o líder absoluto nas expor-tações para a Federação Russa de três tipos de carne de frango, bovina e suína.

Os Estados Unidos foram desbancados e não estão nem entre os três maiores exportadores de carne suína. Além disso, os EUA caíram para a terceira posição do ranking da exportação de carne de frango, sendo também ultrapassados pela Alemanha.

Ainda no final de setembro, a Rússia iniciou o embargo temporário sobre a importação de carne suína de dois frigoríficos norte america nos da companhia SmithField Packing. O motivo alegado foi a descoberta de antibióticos do grupo tetraciclina, proibido pelas normas russas, entre os produtos da empresa. Mas junto à carne suína norte-americana também foi suspendida temporariamente a importação do produto de 12 empresas em seis países europeus e ainda antes disso, de dois frigoríficos espanhóis e três argentinos.

(Jornal Brasil Econômico, Gazeta Russa/SP)


Voltar