Menu Interno


As cinco mais lidas no AviSite em junho.


Vitor Brandalise assume presidência da Tyson do Brasil.
O novo nome a frente das unidade da Tyson do Brasil é o médio veterinário Vitor Hugo Brandalise, que ocupava posto de Diretor de Produção desde a chegada da empresa ao Brasil. Apesar de possuir um sobrenome conhecido no meio avícola, Vitor Hugo não possui nenhuma ligação com a família fundadora da Perdigão, também Brandalise.

Marfrig adquire mais uma empresa avícola mas no exterior.
Segundo maior empresa brasileira no setor avícola, a Marfrig continua expandindo suas atividades na avicultura, mas no exterior. Através de umm a de suas empresas européias, a Moy park, acaba de adquirir na Irlanda do Norte a O'Kane Poultry, uma empresa familiar fundada em 1932. Também sediada na Irlanda do Norte e com atividades de criação integradas que se estendem até a Inglaterra, a Moy Park fez parte do "pacote" adquirido pela  Marfrig do OSI Group em 2008, do qual fazia parte, também, a Penasul. Atualmente, a  Moy Park é a maior empresa de alimentos da Irlanda do Norte e uma das empresas lideres da avicultura européia. Mais informações sobre os planos de expansão do grupo em Notícias curtas.
Frango in natura vale (quase) tanto quanto o extinto temperado.

Quando, em fevereiro de 2010, o Ministério da Agricultura decretou, com o aval do setor produtivo, o fim do frango congelado levemente temperado (CLT), houve quem dissesse que a decisão iria se refletir de forma negativa, mesmo que temporariamente, no preço da ave in natura. Mas a tese que prevaleceu desde o principio era a de que, com o desaparecimento do produto fraudado (por excesso de água), o frango abatido in natura alcançaria, enfim, seu justo valor. Mas, o que tem  sido visto é a continua desvalorização do produto in natura. Sabia mais sobre a produção da carne de frango no mês de Junho.

Matrizes de corte: tendências do plantel em produção em 2010
Quando não se dispoe da informação oficial ou de dados fidedignos, só resta especular. E a industria brasileira do frango tem especulado muito em torno da evolução do alojamento de matrizes de corte, cujos dados oficiais não são divulgados desde outubro de 2009. Na verdade, nem a UBA quis colocar a mão nesse "vespero". Assim, no Relatório Anual de 2009 que divulgou as vésperas de sua fusão com a ABEF, estabeleceu um "resultado preiminar" para o acumulado no ano  44,348 milhões ce matrizes de corte, valor que aplcado ao trimestre faltante indica alojamento médio mensal de 3,7 milhões de cabeças entre outubro e novembro de 2010 (as naturais diferenças exixtentes entre um mês e outro não afetam significativamente os resultados futuros). Mais dados na seção Estatisticas e Preços.

Mapa propõe novas normas de certificação para salmoneloses e micoplasmoses
Com a publicação no diário Oficial da União na sexta-feira (18), da Portaria nº 297, de 15 de junho de 2010, o Ministério da Agricultura está propondo ao setor o estabelecimento de novas normas de certificação sanotária dos estabelecimentos avícolas de reprodução e demonitoria dos estabelecimentos avícolas comerciais (frango de corte e poedeiras) para salmoneloses e micoplasmoses. 

(Revista Produção Animal)



Voltar