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Marcas mais associadas à Copa do Mundo.


O estudo, realizado pela E.Life, empresa brasileira de inteligência de mercado e gestão do relacionamento em redes sociais, sobre o que os anúncios do Twitter postaram sobre as marcas que mais foram associadas à Copa do mundo, mostra que Adidas, Brahma, Coca-Cola, Extra, Gillette, Antarctica, Itaú, McDonald's, Nestlé, Nike, Oi, puma, Seara, TAM e Vico foram as mais tuittadas. O estudo realizado entre 9 de maio e 10 de junho de 2010, analisou aproximadamente 160 mil tweets em português que citaram a Copa do Mundo antes dos jogos começarem, 3.926 posts se referiram às marcar. A mais ligada ao campeonato mundial de futebol foi adidas, com 23,6% nos tweets, seguida pela Coca-Cola e Nike, ambas registrando 21,3% Seara apareceu na quarta posição, com 8,9% e TAM, quinta no ranking, com 8%.

Segundo o levantamento, a marca Adidas foi uma das mais comentadas por ser a fabricante de bola oficial da Copa - Jabulani.

A marca foi associada ao termo bola 286 vezes. Destaque também para os tweets  sobre o "Bolão da Copa", realizada nas redes sociais Orkut e Facebook, onde a marca foi associada 235 vezes. Os posts sobre Adidas atingiram potencialmente aproximadamente 663 mil pessoas.

A E.Life também levantou que a marca Coca-Cola foi muito comentada no micro-blog e  impactou cerca de 510 mil pessoas. A marca foi citada 212 vezes, principalmente, por ser responsável pela música tema do evento, Wavin' Flag do cantor K'Naan. O Box da Copa, caixa com 12 latinhas do refrigerante que estampam 12 jogadores da seleção francesa e mais o CD da Copa, lançada pela Coca-Cola em parceria com a Fifa, também foi bastante associado à marca. O termo Fifa foi citado 195 vezes associada à Coca-Cola.

Ainda segundo o estudo, Nike, teria marca mais tuittada durante o período do estudo, foi fortemente associada à Copa do mundo. Muitos usuários do Twitter creditaram a onda de críticas a Jabulani, lançada pela Adidas, como uma ação de marketing da Nike. O termo "bola" foi associado à marca 169 vezes, e o termo Adidas, foi associado 142 vezes. Além disso, a peça publicitária publicada no YouTube (http://http://www.youtube.com/watch?v=idLG6jh23yE) também foi bastante comentada pelos usuários. O comercial foi associado à marca 125 vezes. Os tweets sobre Nike atingiram potencialmente quase 424 mil pessoas.
Seara e TAM também foram marcas associadas a Copa do Mundo. A primeira, principalmente pelo filme comercial (http://http://www.youtube.com/watch?v-VaGu4xsRyno) dos jogadores Robinho, Neymar e Ganso dançando a música All The Single Ladies, da cantora Beyoncé, que somaram 199 menções e impactaram potencialmente aproximadamente 309 mil.

(Revista Proxima) 



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