Menu Interno


Grupo Marfrig conclui seu 1º Inventário Global de Emissões de Gases de Efeito Estufa


O Grupo Marfrig tem como objetivo alinhar e preparar de forma consistente e estratégica suas atividades industriais, comerciais e de serviços, para uma atuação exemplar na economia de baixo carbono. Os instrumentos disponíveis para se atingir esse objetivo envolvem a medição das emissões e a avaliação dos riscos e oportunidades associadas à adoção de ações que promovam o uso mais adequado, no novo contexto econômico, dos recursos naturais. Seguindo esta estratégia, o Grupo Marfrig concluiu o seu primeiro Inventário Corporativo de Gases de Efeito Estufa (GEE), com as informações de todas as suas unidades, situadas hoje em 22 países ao redor do mundo.

Foram inventariadas as emissões dos GEE (CO2, CH4, N2O, HCFCs, PFCs e SF6), padronizadas em toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2). O relatório demonstrou que 35% do total de emissões do Grupo são classificadas como neutras - devido ao uso de energia a partir de fontes renováveis - e que, portanto, não contribuem para o aquecimento global. Como resultado total, o Grupo Marfrig emitiu 2.850.397 MgCO2e em 2010, sendo 1.009.462  tCO2e (35%) classificadas como emissões neutras. Também, 49% do total das emissões estão classificadas como emissões diretas, ou seja, controláveis pela empresa, e 24% como indiretas decorrentes da importação de energia. Os 27% restantes representam as demais emissões indiretas, oriundas, principalmente, de empresas terceirizadas nas áreas de transportes.

"Esse relatório marca o início de uma nova jornada pioneira do Grupo Marfrig rumo a sustentabilidade na economia de baixo carbono. A quantificação das emissões de GEE é o início do plano estratégico traçado pela Empresa, pelo qual será possível identificar claramente onde há melhores oportunidades e, principalmente, determinar o foco de atuação da organização para obtenção de resultados concretos", ressalta o diretor de sustentabilidade do Grupo Marfrig, Clever Avilla.

Estes dados consolidados contribuirão de forma efetiva para o desenvolvimento de estudos, realização de novos projetos e ampliação daqueles já existentes nas divisões de negócios e irão auxiliar no processo de redução das emissões e na melhoria da gestão das informações.

 "Os indicadores levantados são importantes para se comparar o desempenho de emissões entre diferentes empresas e plantas produtivas ou mesmo em distintas etapas da produção de cada tipologia animal. O próximo passo é determinar metas de redução e envidar os esforços para atingi-las", destaca o diretor.

O inventário já permitiu à empresa disponibilizar suas informações consolidadas em nível Brasil no GHG Protocol Brasil e em nível global no CDP - Carbon Disclosure Project. Ainda neste ano, o Grupo Marfrig disponibilizará outros indicadores ambientais e de sustentabilidade em geral para conhecimento do mercado e para a consolidação de dados mundiais, através da publicação de um Relatório de Sustentabilidade no padrão GRI - Global Report Initiative e do FFD - Forest Footprint Disclosure, que mede o impacto da cadeia de produção sobre as florestas mundiais.

Sobre o Grupo Marfrig
O Grupo Marfrig é uma das maiores empresas globais de alimentos à base de carnes bovina, suína, de aves e peixes. Sua plataforma operacional diversificada e flexível é composta por unidades produtivas, comerciais e de distribuição instaladas em 22 países e em 5 continentes. Considerada uma das companhias brasileiras de alimentos mais internacionalizadas e diversificadas, seus produtos estão presentes hoje em mais de 140 países.

Com aproximadamente 90 mil funcionários, o Grupo Marfrig é o maior produtor de ovinos na América do Sul, a maior companhia de carnes na Argentina, o maior produtor de aves no Reino Unido e a maior companhia privada no Uruguai e na Irlanda do Norte.

Em 2010, foi eleito a "Melhor Empresa do Agronegócio" e "Melhor Empresa de Carnes" pela Revista Exame Maiores e Melhores, a "Melhor Empresa em Sustentabilidade Financeira" pela Revista Isto É Dinheiro e a "Melhor Indústria de Carnes" pela Revista Globo Rural. Em 2011 foi eleita novamente a "Melhor Empresa de Carnes" pela Revista Exame Maiores e Melhores.

Com ações negociadas no Novo Mercado da BM&FBOVESPA sob o ticker MRFG3, a Marfrig faz parte dos principais indicadores de desempenho do mercado de capitais brasileiro, como o Ibovespa, o IBrX-50 e o ICO2, carteira teórica composta por companhias que adotam práticas transparentes com relação a suas emissões de gases efeito estufa (GEE).

Com o objetivo de garantir no longo prazo a sustentabilidade dos seus negócios, o Grupo Marfrig desenvolve e implementa ações pioneiras e políticas abrangentes de responsabilidade socioambiental em sua cadeia produtiva. Seu Código de Ética único permeia a Corporação e é aplicado em todos os países onde atua. Isto propícia a formação de uma cultura única e global, regida pelos mesmos valores socioambientais. A face mais visível do engajamento da Corporação às práticas de sustentabilidade está nos grupos de trabalhos que a Empresa lidera e nos compromissos públicos que assume em parceria com as maiores organizações mundiais de defesa da produção sustentável e de preservação da biodiversidade.

Dentre as principais empresas que compõem hoje o Grupo Marfrig, destacam-se:

Marfrig - empresa que deu origem ao negócio, iniciou suas atividades como distribuidora de cortes especiais de carne para grandes redes de restaurantes na cidade de São Paulo. Atualmente dedicada à produção e industrialização de carne bovina e ovina e à comercialização através das marcas Bassi (alta gastronomia), Palatare (tradicão), GJ (exportação), Pampeano (enlatados) e Seara (cortes especiais), a Marfrig além de ser uma das maiores produtoras de carne bovina do mundo, é a maior produtora sulamericana de cordeiros e a maior fomentadora de programas de qualidade, bem estar animal e sustentabilidade na cadeia de fornecimento de gado bovino e ovino brasileira. É também líder no segmento no canal food service, com forte presença nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e nas regiões Sul e Nordeste do Brasil, através de um portfólio diversificado com mais de 600 produtos próprios e terceirizados, como cortes de cordeiro, peixes e azeites importados, além de uma das maiores distribuidoras de batatas pré-cozidas congeladas no Brasil.

Marfood USA - Produtora e distribuidora de alimentos americana, a Marfood USA é especialista em beef jerky, um alimento emblemático das culturas americana e canadense. Com forte atuação no canal varejista e no de marcas próprias, os produtos da Marfood USA estão presentes em 17 das 25 maiores redes varejistas americanas e em outros 25 mil pontos de venda com a legendária marca Pemmican - a terceira mais vendida nos EUA - e a Pecos Bill´s, líder de vendas no Canadá. Além de beef jerkey, a Marffod USA produz também corned beef, nuggets e hamburgueres.

Tacuarembó - Fundada em 1960 e adquirida pelo Grupo Marfrig em 2006, a Tacuarembó é a maior empresa privada do Uruguai. Com operações industriais também no Chile, se dedica à produção de carne bovina cozida e congelada, carne bovina desidratada (beef jerky), bresaola, carne orgânica certificada e à produção e comercialização de carne ovina. As excelentes condições sanitárias no Uruguai dão ao país status de produtor livre para exportar carne in natura da América do Sul para praticamente qualquer país do mundo e, por isso, a Tacuarembó possui uma forte atuação em exportações: a empresa representou aproximadamente 30% das exportações de carne do Uruguai em 2010. Suas principais marcas são Tacuarembó, Viva, Paty e Bernina.

Quickfood - fundada em 1960 e adquirida pelo Grupo Marfrig em 2007, a Quickfood é a maior indústria de alimentos à base de carne bovina da Argentina, país com larga e reconhecida tradição na produção de gado e de carnes de alta qualidade. É também líder no mercado de hambúrgueres local com a marca PATY, sinônimo da categoria. Oferecendo uma larga gama de produtos com a aclamada chancela de qualidade argentina, a empresa exporta cortes congelados para mais de 40 países, inclusive carne e hambúrguer de alta qualidade para o exigente mercado asiático. Além dos maravilhosos cortes bovinos argentinos com as marcas Aberdeeen Angus e La Morocha, a Quickfood produz também salsichas, presuntos, beef jerky, empanados e vegetais congelados com as marcas Paty, Seara e Green Life.

Moy Park - fundada em 1943 e adquirida pelo Grupo Marfrig em 2008, a Moy Park é o maior sistema integrado de produção de alimentos industrializados à base de carne de aves do Reino Unido. É também a maior companhia privada da Irlanda do Norte. Seu sistema diferenciado de produção - que privilegia o bem-estar animal, a criação em áreas livre (free-range) e a alimentação à base de milho 100% natural (non-GMO), torna a empresa referência internacional em produção orgânica. Com forte atuação em toda a Europa e nos canais food service e varejo, produz e distribui alimentos industrializados e processados à base de carne de frango, peru e suíno, e também produtos à base de vegetais e pães, como hambúrgueres e snacks vegetarianos e donuts. São clientes da Moy Park grandes redes varejistas da Europa, como a Tesco, a Sainsbury's e a Waitrose, e de restaurantes, como o McDonald's e o KFC.

Seara - Fundada em 1956 e adquirida pelo Grupo Marfrig em 2010, a Seara é uma das maiores produtoras e exportadoras de alimentos à base de carne de aves e suínos do mundo. Faz parte do seu variado e extenso portfólio linhas de produtos completas e saborosas como pratos prontos congelados, pizzas, lasanhas, hambúrgueres, salsichas, lingüiças, mortadelas, salames, cortes especiais de carne suína, de aves e bovina. A marca Seara, que tem estabelecido um relacionamento emocional forte com os consumidores brasileiros, foi a escolhida pela Marfrig para se tornar a marca global do Grupo. Patrocinadora do Santos Futebol Clube, da Seleção Brasileira de Futebol, da Copa América 2010 e da Copa do Mundo Fifa 2014, a Seara tem uma ligação profunda com o esporte mais admirado do planeta e os seus produtos são verdadeiramente admirados por consumidores que buscam alimentos saudáveis, saboros e fáceis de preparar.

Keystone Foods - fundada em 1970 e adquirida pelo Grupo Marfrig em 2010, a Keystone Foods é líder mundial em produtos alimentícios e em serviços de distribuição customizada para grandes redes globais de restaurantes. Com sede nos EUA, a Keystone Foods opera 54 unidades em 13 países, incluindo os EUA, Reino Unido, França, Austrália, Nova Zelândia, Oriente Médio (Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Bahrein, e Qatar) e Ásia (China, Tailândia, Malásia e Coréia do Sul). Com mais de 40 anos de atuação neste mercado, a Keystone Foods é internacionalmente reconhecida pelo sucesso de suas inovações e pela confiabilidade, segurança e qualidade dos alimentos que produz. É também a maior companhia privada de proteína animal nos Estados Unidos, de acordo com o relatório Forbes 2009 America's Largest Private Companies (Maiores Companhias Privadas dos Estados Unidos 2009).

Saiba mais sobre o Grupo Marfrig, Sustentabilidade e Código de Ética em www.marfrig.com.br



Voltar