Menu Interno


Marfrig apresenta "Marfrig Club", que valoriza as boas práticas pecuárias e socioambientais


A Marfrig Alimentos apresentará na Feicorte (13 a 17 de junho de 2011, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo) o Programa Marfrig Club, iniciativa que visa aliar as boas práticas agropecuárias às tendências mundiais de produção e consumo de alimentos a partir da aproximação da indústria e dos pecuaristas.
 
"O Marfrig Club se destaca dentre os programas administrados atualmente pela companhia, por seu caráter de pioneirismo no fomento das boas praticas de criação na pecuária brasileira, formando um seleto grupo de fornecedores com estrutura e processos avançados capazes de atender às mais rígidas exigências do mercado internacional, além de proporcionar o desenvolvimento contínuo dos projetos pecuários participantes. O programa conta atualmente com 98 estabelecimentos credenciados em todo o país", informa Leonel Almeida, gerente de pecuária da Marfrig e coordenador do programa.


Entenda o Marfrig Club

As propriedades rurais participantes do Marfrig Clube recebem visitas periódicas dos técnicos da Marfrig, que fazem um verdadeiro raio-X da propriedade, seguindo os critérios de respeito ao animal, social e ambiental. O passo seguinte é identificá-las por categoria de acordo com os itens de um check list: Categoria Bronze (75 a 84,9% das exigências atendidas); Prata (85 a 94,9%) e Ouro (acima de 95%) e Platinum (acima de 95% e habilitadas à exportação).

As exigências para esse patamar de qualidade incluem procedimentos específicos relacionados ao bem-estar animal (manejo, alimentação, biossegurança, rastreabilidade, origem e idade); responsabilidade social (normas trabalhistas, moradia, escola e incentivos) e ambiental (vegetação, resíduos, solo e água). "Outra condição fundamental para os integrantes do Marfrig Club é não estar presentes na lista de áreas embargadas pelo IBAMA e na lista de trabalho escravo do Ministério do Trabalho", informa Leonel.

Além do Marfrig Club, a  organização Marfrig desenvolve uma série de programas especiais de relacionamento, visando o aprimoramento técnico e a profissionalização do sistema produtivo, além de desenvolver ações pioneiras voltadas à sustentabilidade em toda cadeia produtiva.
 
Na Feicorte, a Marfrig também mostrará o Programa Fomento Angus e Cordeiro, que tem como base a padronização dos animais a partir de genética diferenciada e a consequente melhor remuneração dos produtores; e o Programa Qualidade Nelore Natural, que estimula a produção de animais Nelore de qualidade superior, obedecendo às condições naturais de manutenção do bem estar animal, responsabilidade social e ambiental nas propriedades, que também oferece bonificação aos pecuaristas.

Portfólio
O portfólio da Marfrig apresentará na Feicorte os produtos bovinos com a marca Seara Angus, Seara Churrasco, Seara Cortes Brasileiros - que são novidades deste ano, além das tradicionais marcas Bassi e Montana.

 

Programa Fomento Angus, da Marfrig, valoriza genética Angus e bonifica os pecuaristas

Fortalecer, intensificar e valorizar a relação comercial com os pecuaristas são premissas da Marfrig Alimentos. Para atingir tais objetivos, a organização desenvolve programas de relacionamento indústria/produtor. Dentre essas iniciativas destaca-se o Programa Fomento Angus, que alia benefícios aos pecuaristas e aumento da oferta de carne de padrão superior. Esse programa será tema da palestra do gerente nacional de fomento do Grupo Marfrig, Luciano de Andrade, no dia 16 de junho, durante workshop da 17ª Feicorte, em São Paulo.

Lançado em 2007, o Programa Fomento Angus Marfrig é um passo além do Programa Carne Angus Certificada, da Associação Brasileira de Angus (ABA), que tem como base a entrega à indústria de animais com genética diferenciada, padrão exclusivo de tipificação de carcaça, jovem, com rastreabilidade e boas práticas de criação. Esta iniciativa atende produtores do Rio Grande do Sul e do Brasil Central.

O Programa Fomento Angus Marfrig oferece uma parceria pecuária e de relacionamento que envolve adiantamento financeiro, uso de tecnologia de ponta, assistência técnica contratada, visando aproximar da indústria os pecuristas interessados, a fim de enaltecer ou fomentar a produção padronizada e certificada de carne bovina de qualidade.

Com o pagamento de premiações sobre o preço da arroba do boi gordo (base Esalq, a prazo), a Marfrig garante a compra dos animais Angus e cruza Angus (machos e fêmeas). O contrato beneficia o produtor pelo seu índice de eficiência, proporcionando descontos sobre o valor adiantado que aumentam conforme maior o índice de animais devolvidos em relação ao total de vacas contratadas.

"O Programa de Fomento Angus Marfrig incentiva o uso de genética comprovada, a fim de multiplicar o que há de melhor em termos de produção da carne bovina de qualidade e recomenda suporte técnico para que o pecuarista tenha a melhor assistência do mercado e a orientação sobre como atingir a carcaça ideal, já que garantimos a compra dos animais", resume o gerente nacional de Fomento Luciano de Andrade.

Luciano informa que o programa está em expansão, motivado, principalmente, pelo lançamento da linha Seara Angus, o que confirma o aumento da demanda por carne Premium e Superpremium. "O índice de produtores integrantes do programa dobra a cada ano, crescendo de forma constante e sólida. Além da adesão de novos pecuaristas, mais de 95% dos integrantes renovam sua participação, sendo o indicador de sucesso do Programa de Fomento Angus", destaca.



Voltar