Menu Interno


Brasileira Marfrig recebe autorização da União Europeia para comprar Keystone


A empresa brasileira de alimentos Marfrig foi autorizada neste quarta-feira pela Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) a adquirir a concorrente americana Keystone Foods Intermediate.

A Comissão examinou a operação e concluiu que "não impedirá a concorrência" no Espaço Econômico Europeu nem em uma parte dele, informou o órgão em comunicado.

A Marfrig fornece produtos de carnes e de couro, enquanto a Keystone está centrada no fornecimento de carnes, outros alimentos e serviços de logística a estabelecimentos de restauração.

Bruxelas examinou a operação porque as duas empresas atuam no mesmo setor e também porque a fusão poderia criar uma relação "vertical" entre o negócio de carnes e as atividades da Keystone relacionadas aos serviços logísticos.

As investigações da Comissão revelaram que a fração de mercado que compartilham as duas empresas é 'moderada' e permitiria um número suficiente de concorrentes manter sua atividade, segundo o comunicado.
Bruxelas estima também que a presença da Keystone nos mercados para a contratação de serviços de logística é 'modesta'.

A Comissão concluiu que a eventual concentração de sua compra por parte da brasileira não representa problemas para a concorrência.

Com a compra da Keystone, a Marfrig deve se tornar uma das maiores fornecedoras do McDonald's, além de ampliar seus negócios no mercado asiático.

(Portal Folha de S. Paulo)

Voltar