Menu Interno


RS: VI Encontro de Produtores de Carne Angus aproxima produtores, indústria e pesquisadores.


O VI Encontro de Produtores Carne Angus, organizado pela ABA em Bagé (RS), esteve lotado com a presença de produtores da raça Aberdeen Angus de diferentes municípios do Estado e estudantes universitários.

Na abertura, o presidente da Associação Brasileira de Angus (ABA), Joaquim Francisco Bordagorry de Assumpção Mello, recebeu, do chefe-adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da unidade, Daniel Montardo, cópia de convênio firmado entre as duas entidades para viabilizar o Teste de Avaliação de Touros Angus em Pastejo.

"A programação realizada pela Angus em parceria com a Embrapa Pecuária Sul e Ana Paula Agropastoril ampliou conhecimentos, oportunizando o contato do setor de produção com a ares técnica e científica", afirma Mello.

Com a palestra "Sistemas de Terminação a Pasto e Confinamento - estratégias para a produção de novilhos", a zootecnista e professora da UFSM, Luciana Pötter, destacou as principais estratégias de suplementação alimentar a pasto, utilizando diferentes subprodutos agrícolas e grãos disponíveis no Rio Grande do Sul, que visam aumento do desempenho e produtividade das propriedades.

O professor e pesquisador da UFGRS, José Fernando Lobato, enfatizou que o melhoramento genético é uma questão de sobrevivência para o produtor, chamando atenção para seleção de animais de acordo com o ambiente de produção, assim como seleção para rusticidade, pelame e resistência ectoparasitária. A pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Claudia Gulias Gomes, salientou que o desafio no controle do carrapato é garantir um nível de infestação que permita imunizar animais, sobretudo os mais jovens, sem implicar perdas econômicas para os produtores.

No painel com o subgerente do Programa Carne Angus Certificada, Fábio Medeiros, o gerente de fomento do Frigorifico Marfrig, Diego Brasil, e o professor da Unipampa e consultor do Frigorífico Silva, Fabiano Vaz, o enfoque foi a importância da união dos elos da cadeia produtiva para crescimento e valorização do mercado Angus no Brasil. Fábio Medeiros destacou a importância da participação de produtores no programa de certificação da ABA, bem como a valorização superior da raça Aberdeen Angus em todos os segmentos da cadeira, como feiras de terneiros, reprodutores e ventres. "Estes resultados coroam o trabalho do Programa Carne Angus Certificada", avalia Medeiros.

No sábado (25) pela manhã, produtores e universitários foram recebidos na Ana Paula Agropastoril, em Aceguá (UY). A interação e troca de experiência em assuntos do setor agropecuário foi a tônica da apresentação do sistema de produção da empresa realizado pelo gerente Fernando Severo.

Depois da apresentação, ocorreu visita aos lotes de animais a campo, como vacas com cria, touros e confinamentos e explicação sobre o manejo de cada categoria. "Com um sistema de produção baseado na raça Aberdeen Angus, produzimos carne de qualidade e excelência", destaca Fernando Severo, ao convidar todos para degustar um churrasco com carne Angus.

"O VI Encontro de Produtores permitiu integrar, de forma única, criadores, pesquisadores e alunos através da troca de experiências e novas informações promovidas pelas palestras e pelo dia campo", afirma a gerente administrativa da ABA, Juliana Brunelli.

(Portal Página Rural)


Voltar