Menu Interno


Instalação de frigorífico da Marfrig em Rosário Oeste já fortalece economia da região


O governador Silval Barbosa comprovou, nesta manhã de domingo (12.12), o processo de desenvolvimento pelo qual vem passando Rosário Oeste (128 km ao Norte de Cuiabá) no canteiro de obras da construção do frigorífico da Seara Alimentos (do Grupo Marfrig) no município. Pelo menos R$ 100 mil são investidos no empreendimento numa área de 170 mil metros quadrados, previsto para entrar em operação em dezembro de 2011.

"O Governo identifica as empresas que têm interesse de se instalar em Mato Grosso, direciona incentivos; e também pedimos que deem prioridade a algumas regiões", argumentou Silval Barbosa ao lembrar que a intenção é que grandes sistemas produtivos como a Marfrig mudem a realidade das regiões com economia exauridas, gerando emprego e renda.

Só a obra emprega 160 funcionários diretos. Com o funcionamento do frigorífico, para o abate e industrialização de carne suína, mil vagas de empregos diretos serão criadas e mais dez mil indiretas. A previsão da empresa é o abate de três mil suínos/dia e a produção industrial de linguiça, presunto, defumados e salgados. "O nosso objetivo é a produção regional, contribuindo com o desenvolvimento regional", disse o diretor de Investimento da Seara Alimentos, Rubens Zago.

Segundo o diretor, o apoio e incentivo que recebeu do Governo do Estado foram decisivos na escolha de Mato Grosso para instalar mais um empreendimento da empresa. Zago espera que a maioria da mão de obra a ser empregada no frigorífico seja da região, com a possibilidade da empresa oferecer algum treinamento e até trabalharem em parceria com os pequenos produtores locais.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual e comitiva plantaram algumas mudas de árvores onde será o pátio do frigorífico, uma forma de mostrar a responsabilidade social e consciência ambiental que tem a Seara Alimentos. Como parte do empreendimento, o diretor de Investimento apresentou ao governador e ao prefeito de Rosário, Joemil Araújo, a construção de um trecho de acesso à empresa, uma ciclovia e casas populares para os funcionários.

Joemil Araújo agradeceu o empenho e apoio político do governo para que o município ganhasse mais esse investimento. "A população de Rosário está muito feliz. É um empreendimento que muda a economia e a vida de nossa região. O impacto econômico é muito grande", comemorou o prefeito que acompanhou toda a visita do governador no canteiro de obras.

"Aqui temos um conjunto de esforços que fazem as coisas acontecerem de fato", concluiu o governador Silval Barbosa ao fim da visita e ao comprovar que a economia da região se fortalece desde a instalação do complexo.

Acompanharam o governador, a secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social e primeira-dama de Mato Grosso, Roseli Barbosa, e ainda os secretários Pedro Nadaf (Indústria, Comércio, Minas e Energia), Arnaldo Alves (Infraestrutura), Jilson Silva (Desenvolvimento Rural), Osmar de Carvalho (Comunicação Social), Diógenes Curado Filho (Justiça e Segurança Pública), Oscemário Daltro (Cultura), coronel PM Antonio de Moraes (Casa Militar), Luiz Fernando Caldart (Cepromat) e os adjuntos da Sicme, Rodrigues Palma, e de Cultura, Justino Astrevo.

(Portal 24 Horas News, Cuiabá/MT - 06/01/2011)



Voltar