Menu Interno


Mercado desacelera antes do Natal e Bovespa estaciona


Por Aluísio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - Operando em esquema de plantão antes do Natal, a Bovespa fechou esta quinta-feira no azul pela terceira sessão seguida, em dia de agenda cheia.

Após passar o dia oscilando numa estreita faixa de 300 pontos, o Ibovespa fechou o dia com oscilação positiva de 0,02 por cento, aos 68.485 pontos. O giro financeiro da sessão somou tímidos 3,52 bilhões de reais.

O setor bancário foi um dos destaques positivos do dia, após o Banco Central ter divulgado pela manhã que o estoque de crédito no Brasil subiu 2 por cento entre outubro e novembro, e que o nível de inadimplência se manteve em 4,7 por cento.

"O forte crescimento foi puxado pelos bancos estatais" comentou a Itaú Corretora, em relatório. Não por acaso, o líder do setor no Ibovespa foi Banco do Brasil, com avanço de 1,24 por cento, a 31,04 reais.

As companhias aéreas tiveram um repique, recuperando-se de parte das perdas da véspera, com a não confirmação da greve dos aeroviários, prometida para esta quinta-feira. Gol avançou 2,4 por cento, a 25,10 reais.

As empresas frigoríficas foram outro segmento que brilhou no pregão. MARFRIG teve incremento de 1,79 por cento, saindo a 14,80 reais. JBS cresceu 2,85 por cento, cotada a 7,57 reais.

A reboque da alta da cotação do petróleo para cima de 91 dólares o barril, no maior nível em dois anos, o papel preferencial da Petrobras ganhou 0,12 por cento, negociado a 25,75 reais.

Na ponta de baixo, ações de empresas de metais foram as que mais pesaram no índice. Gerdau puxou a fila, caindo 0,94 por cento, a 23,08 reais. O papel preferencial da blue chip Vale caiu 0,4 por cento, a 50,05 reais.

Os EUA divulgaram dados de seguro-desemprego da semana passada, de venda de casas novas, renda e gasto pessoal, e de pedidos de bens duráveis. Todos vieram perto das expectativas do mercado e não tiveram influência significativa nos negócios de Wall Street, onde os principais índices também pouco oscilavam.

(Agência Reuters - 24.12.2010)



Voltar