Menu Interno


Carne Pampa da ABHB obtém preço top de mercado.


Após negociações iniciadas em agosto de 2009, reformulação dos contratos e o ajuste dos critérios de pagamento e abate nas plantas frigoríficas do Frigorífico Silva e Marfrig Group, o Programa Carne Certificada Pampa, da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), vem alcançando os melhores preços  do mercado. Atualmente o acréscimo tem variado entre 5% a 12% sobre o preço base dos frigoríficos, alcançando e muitas vezes ultrapassando o preço pago para outros programas de qualidade no estado do Rio Grande do Sul.

- Demoramos muito para acordar com frigoríficos e varejo a necessidade de garantia de preço mínimo acima de mercado para a carne de qualidade. E, baseado no índice Esalq "máximo de mercado" para animais certificados, estamos obtendo, hoje no RS, preços muitas vezes superiores a R$ 3,00 por quilo vivo quando o preço base praticado está em torno de R$ 2,75, ou seja realmente remunerando o produtor e incentivando-o a investir nas raças Hereford e Braford - comemora o presidente da ABHB - Fernando Lopa.

Desde o novembro de 2009 o Frigorífico Silva, de Santa Maria, já vem garantindo esta remuneração para animais certificados Hereford, Braford e suas cruzas. Em abril de 2010 o Marfrig Group, começou a pagar um bônus extra de 2,2% sobre o Esalq Máximo, garantindo desta forma uma remuneração ainda melhor para as carcaças certificadas.

A ABHB investiu na contratação e treinamento de novos certificadores para trabalharem nas plantas de Santa Maria (Frigorífico Silva) e do Marfrig Group de São Gabriel, Alegrete, Bagé e Capão do Leão, além da contratação de um Gerente Executivo para coordenar as ações de certificação de forma a, até julho de 2011, oferecermos uma certificação internacional para o Programa, além de expandir a certificação para restaurantes, hotéis e butiques de carne que oferecem a Carne Certificada Pampa a seus clientes.

- Hoje podemos garantir que todos os animais que se enquadram no padrão racial HB e suas cruzas são certificados dentro das principais plantas do Estado - comenta Guilherme Dias, gerente executivo do Programa.

- Com o início da certificação dos animais na propriedade, através dos brincos do Gado Pampa Certificado, projetamos uma valorização também para os produtores de animais para recria - acrescenta Dias.

- Em 2000 a ABHB deu o ponta-pé inicial nos programas de qualidade de carne, em 2010 concretizamos uma política de preços que realmente remunera o produtor dessa carne diferenciada e com total transparência, pois todos os segmentos do setor têm conhecimento dos preços praticados ao produtor e isso é bom para todos, pois aumenta a confiança no negócio - comenta Lopa.

Com forte demanda pelos consumidores, a Carne Certificada Pampa pode ser encontrada sob as marcas Hereford Zaffari, Braford Selection Carrefour, Best Beef Hereford e em cortes especiais do Marfrig, além de diversas boutiques de carne em Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

(Portal Portal Rádio Gaúcha)


Voltar